Apesar da aparência semelhante, que faz que muitos os confundam, esses dois tipos de aço têm características bem diferentes! Para encontrar o uso adequado para cada tipo de aço, é preciso saber diferenciá-los. Pensando nisso, separamos as principais diferenças entre eles, Confira:
Como é fabricado o aço galvanizado?
Para criar aço galvanizado, o aço comum é mergulhado em zinco fundido. Esse processo é conhecido como galvanização, assim, surge o nome do produto. Outro método usado para criar o revestimento é a galvanização elétrica. Ela é um processo em que o aço é imerso em uma solução eletrolítica que contém zinco e a cobertura é criada por eletrólise.
Como é fabricado o aço inoxidável?
Para criar, é misturado o aço comum com cromo. Esse procedimento é feito quando ambos estão em estado líquido. As proporções são variadas e dependem do tipo de aço inoxidável que se pretende preparar.
Assim que a mistura é resfriada, ela passa para o estado sólido. Nesse ponto, o compósito resultante é tratado com ácido, para que sejam removidas impurezas que possam ter aderido à superfície durante o processo de fabricação.
Quais suas principais aplicações:
Aço inoxidável e aço galvanizado são utilizados nas mesmas indústrias. Em geral, eles servem como matéria-prima para a produção de itens que não podem estar sujeitos a corrosão, como peças e componentes de máquinas-ferramenta, usinas e agregados.
Como o aço galvanizado tem apenas uma camada externa de revestimento antiferrugem, ele se desgasta com o tempo e, por isso, não fornece proteção por um período tão longo quanto o aço inoxidável. Porém, seu valor é menor que seu concorrente e oferece boas qualidades.
Já o aço inoxidável tem o ferro como maior parte da sua composição. Porém, o acréscimo de outros elementos químicos faz toda a diferença na consistência final da liga. Robusto e resistente, ele é o escolhido para uso em linhas de escoamento de indústrias, principalmente na de alimentos, na farmacêutica e na de cosméticos. Esse tipo de aço também é encontrado em peças menores, como joias, talheres ou mesmo móveis.
Leia mais: Tudo sobre as principais normas e especificação de parafusos.
Voltar