Para escolher a broca certa, é preciso antes saber qual o tipo de material que você vai perfurar e a profundidade. Para cada tipo de material existe uma broca diferente. Separamos as principais:

- Broca para furar madeira: A broca mais indicada para projetos com profundidade média, é a broca de Três Pontas. Elas são resistentes ao calor e tem uma ponta central, que ajuda a não deixar o ponto inicial escapar, servindo como guia. Esse tipo de broca serve para qualquer tipo de madeira, seja ela macia, dura ou compensado.

- Broca para concreto, pedra e cerâmica: Por serem materiais mais duros, e que produzem muito pó, são necessárias brocas mais resistentes e duras, que têm diâmetros diferentes e podem ser mais afiadas, perfurando o objeto sem quebrar ele. Sua ponta tem um tipo de flecha, que impede que o pó gerado na perfuração trave a broca.

- Broca para metais: As brocas helicoidais, que podem ter corte direito ou esquerdo, são as mais indicadas para perfurar metais. Porém, é preciso tomar cuidado com a velocidade de perfuração e com o resfriamento da ferramenta, já que se ela superaquecer e for resfriada de maneira incorreta, o processo pode ser inviabilizado.
Não se esqueça que a segurança nesse processo é fundamental, por isso, use luvas de segurança e óculos de proteção. Além disso, não encoste na broca depois de utilizá-la, pois elas superaquecem.
Leia também: Como escolher a melhor furadeira para comprar!
Voltar