A rosca é um dos mais principais elementos que compõem um parafuso. E nada mais é do que uma estrutura helicoidal, composta por filetes em torno de uma superfície cilíndrica. Sua principal função é permitir o encaixe e o travamento de materiais através do movimento rotacional. Separamos os principais tipos de rosca e suas aplicações. Confira:
Quais os tipos de Roscas
Geralmente a rosca de um parafuso é definida através de quatro aspectos: diâmetro, número de filetes (em polegadas ou milímetros), espessura do filete ou material.
Também existe uma variação no formato dos filetes de rosca. Cada formato define o nome e a aplicação da rosca e os principais formatos de roscas são: triangulares, trapezoidais, redondas, quadradas e dentes de serra.
Outra coisa para se levar em consideração é a inclinação do filete com base no eixo do parafuso: direita e esquerda. No primeiro caso, o filete sobe da direita para a esquerda e no segundo, da esquerda para a direita.
Roscas Triangulares
As roscas triangulares são as mais comuns em parafusos, por serem bastante usadas na fabricação de máquinas e outros equipamentos. São fabricadas de acordo com três sistemas de normas: métrico (MA), americano (UNC) e inglês ou Whithworth (BSW).
Roscas Grossas e Finas
As roscas de parafusos também possuem distinções quanto à espessura de seus filetes. Normalmente são especificadas como roscas grossa e fina. O que as diferencia é a quantidade de filetes: as roscas grossas (ou normais) possuem menos filetes que as finas.
Aplicações
Dentre as principais aplicações de uma rosca de parafusos estão:
A rosca de parafusos é responsável pela força de ferramentas e engrenagens.
Leia também: O que escolher antes de escolher parafusos.
Voltar