A manutenção dos seus equipamentos deve ser uma prática constante na sua empresa ou oficina. Assim, você aproveita ao máximo o que eles têm a oferecer, com segurança e eficiência. Separamos alguns tipos de manutenção e a importância de estar com ela em dia.
Tipos de manutenção
Manutenção corretiva: Seu objetivo é recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que tenha perdido ou diminuído sua capacidade de produção;
Manutenção preventiva: Ela é ideal para prevenir a ocorrência de um problema através da realização de algumas atividades, como trocar peças e óleo, engraxar, limpar, etc. A empresa deve estabelecer um cronograma de manutenções para que não haja interrupção no processo produtivo;
Manutenção preditiva: É realizada através da análise e acompanhamento de alguns aspectos ou condições de equipamentos e instalações, com o objetivo de prevenir para que o problema não volte a ocorrer no futuro.
Lembre-se que os equipamentos são o maior recurso da empresa, por isso, é necessário ter equipamentos favoreçam o desempenho das funções e também estar preparados fabricar um produto ou prestar um serviço com qualidade.
Leia também: Qual é o tipo ideal de broca?
Voltar