Na hora de finalizar uma obra e escolher uma bucha, você escolhe ela com base no tamanho do parafuso, certo?! Essa é a lógica padrão, porém, existem diversos tipos de buchas no mercado e cada uma delas foi desenhada para um material e uma necessidade específica. Separamos os principais modelos para você escolher a opção correta e garantir mais segurança e durabilidade à sua instalação!
O que são buchas? Elas são pequenas peças responsáveis por fixar diferentes tipos de parafusos em furos nas paredes. As peças são ocas e possuem uma rosca interna, que se expande quando um parafuso é rosqueado em seu interior.
1 – Buchas S – Esse é o tipo mais comum, sendo ideal para uso em paredes de concreto, alvenaria, tijolo maciço e placas pré-moldadas. No mercado, as peças são encontradas em dois formatos: com e sem aba. A aba é uma espécie de anel que limita a entrada da bucha na parede, evitando que ela se desvie do furo.
2 – Buchas de nylon: As buchas de nylon se destacam pela alta durabilidade! Comparadas com as buchas de plástico, elas são mais resistentes, sendo capazes de suportar mais peso.
3 – Bucha Universal: Semelhante à bucha de nylon, a bucha universal pode ser aplicada em paredes construídas com materiais sólidos, ocos e de painel. Se não souber qual tipo de bucha usar, a universal pode ser a melhor opção.
4 – Bucha metálica expansiva: Esse é um dos tipos de bucha mais resistentes. Muito aplicada em divisórias, a bucha metálica expansiva oferece fácil manuseio! Por isso, é perfeita para uso em tetos de gesso, chapas em arco, placas de fibras prensadas ou aglomeradas, placas de gesso com fibras e placas maciças.
Leia também: 3 dicas especiais para cumprir prazos.
Voltar