Na hora de comprar parafusos é normal enfrentar algumas dificuldades, afinal são tantas opções e aplicações que muitas vezes, definir o tamanho ideal acaba sendo algo muito trabalhoso. Medir não é difícil, mas exige atenção! Confira as dicas que separamos para você aplicar no seu dia a dia e facilitar na hora de medir os seus parafusos.
Medir o Comprimento: Normalmente o comprimento de um parafuso é medido da sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Porém, para parafusos em que a cabeça irá ficar para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Parafusos com cabeça chata e que ficarão nivelados com a superfície de aplicação, devem ser medidos desde sua cabeça até a ponta de sua rosca.
Medir o Diâmetro: Há diferentes locais em um parafuso onde se pode medir o diâmetro. Os locais comumente usados são:
Diâmetro da Rosca (T) – também chamado de Diâmetro Maior
Diâmetro da Haste (S)
Diâmetro da Raiz (R) – também chamado de Diâmetro Menor
Na maioria das vezes é considerado o Diâmetro da Rosca.
Diâmetro da Cabeça: Se basear no tamanho da cabeça do parafuso (principalmente o parafuso sextavado) para definir o comprimento e diâmetro, porém, essa prática é incorreta por dois motivos: 1º Falta de comunicação, resultando na seleção de parafusos muito maiores do que o indicado. 2º Pode haver variação do tamanho da cabeça para o mesmo diâmetro de rosca, especialmente em parafusos de rosca métrica, assim, ao comparar cabeça com cabeça obtém um parafuso de tamanho incompatível.
Porcas e Arruelas: Porcas e Arruelas precisam ser selecionadas de acordo com o parafuso que devem se encaixar. Por exemplo: uma porca de 1/2 polegada se encaixa em um parafuso de 1/2 polegada.
Ficou com mais alguma dúvida?! Fale com a gente pelo WhatsApp ou telefone: (48) 99656-1002 📞 (48) 3447.6415
Leia também: Rabelo explica: Entenda as diferenças entre aço inoxidável e aço galvanizado.
Voltar